OLÁ AMIGOS! FAZIA ALGUM TEMPO QUE EU NÃO ESCREVIA POR AQUI, MAS QUANDO A CORRERIA PERMITE, GOSTO DE TROCAR IDÉIAS E REFLEXÕES COM VOCÊS NO NOSSO BLOG. HOJE A ROTINA DEU UMA TRÉGUA.
VEJO MUITAS MANIFESTAÇÕES, DISTINTAS MANIFESTAÇÕES, A RESPEITO DO GAUCHISMO, DE ORIGINALIDADE, DE REGRAS E CRITÉRIOS QUE DEFINEM O "STATUS" DE UM RIOGRANDENSE, SE ELE É OU NÃO DIGNO DE DIZER-SE GAÚCHO.
SEI QUE MUITOS HISTORIADORES, FOLCLORISTAS E ANTROPÓLOGOS RESPEITÁVEIS, JÁ ESTUDARAM A FUNDO ESSA MATÉRIA, POR ISSO LIMITO-ME AO HUMILDE COMENTÁRIO DE UM LEIGO, MAS SEMPRE OPINANDO COMO MANDA A CULTURA DO MISSIONEIRO.
ATÉ ONDE CONHEÇO A NOSSA HISTÓRIA, QUE É MUITO RECENTE, SEI QUE NOSSAS FONTES DE FOLCLORE SÃO MUITAS E BASTANTE VARIADAS, POR ISSO COSTUMO DIZER, QUE SÃO VÁRIOS OS TIPOS QUE REPRESENTAM O HOMEM SUL-BRASILEIRO, ALGUNS DELES, PODE-SE DIZER, ASSEMELHAM-SE MUITO AO HOMEM TÍPICO DO NORDESTE ARGENTINO E DO URUGUAI, OUTROS NEM TANTO.
PENSO QUE TODOS ESSES TIPOS TÊM MUITA IMPORTÂNCIA NA COMPOSIÇÃO DESSE ENTE GENÉRICO QUE TANTO NOS ORGULHA, A QUEM CHAMO, INDISCRIMINADAMENTE, DE GAÚCHO. ALGUNS LIMITAM A ANÁLISE DOS TAIS CRITÉRIOS DEFINIDORES, A CORTE E COSTURA, ANALISANDO TAMANHO DE BOMBACHA, DE LENÇO, OUTROS A ORIGEM PASTORIL, SE É DO ARADO OU DO LOMBO DO CAVALO ( DA LIDA CAMPEIRA), ALGUNS RECORREM ATÉ MESMO À GENÉTICA.
EU, PESSOALMENTE, RESPEITO MUITO O QUE É TRADICIONAL, ACREDITO MUITO NA IMPORTÂNCIA DOS CENTROS DE TRADIÇÃO, QUE FAZEM UM BELO TRABALHO NO RESGUARDO DE ALGUMAS COISAS INERENTES A NOSSA IDENTIDADE. POR OUTRO LADO, PENSO QUE TODOS NÓS DEVEMOS TER BEM CLARAS, AS DIFERENÇAS ENTRE O QUE TORNOU-SE TRADICIONAL NOS POUCOS ANOS DE HISTÓRIA DO NOSSO ESTADO E O QUE SE DIZ ORIGINAL, VISTO QUE A ORIGINALIDADE, NÃO PODE ESTAR MUITO GARANTIDA A NINGUÉM QUE TENHA TÃO POUCO TEMPO DE EXISTÊNCIA E TANTAS INFLUÊNCIAS ANTERIORES.
MEUS AMIGOS, O QUE PRETENDO DIZER APÓS TUDO ISSO, É:-SER GAÚCHO É TÃO MAIOR QUE ESSES PEQUENOS DETALHES, QUE VEJO TODO HOMEM QUE SE ORGULHA DE SER QUEM DE FATO É, COMO EXEMPLO DE ORIGINALIDADE, LOGO DIGNO DA PALAVRA "GAÚCHO".
NÃO SEI SE AS MINHAS PILCHAS SÃO ORIGINAIS, NEM SE AS DOS OUTROS O SÃO, NÃO SEI SE MEU SANGUE É O MESMO DOS CENTAUROS QUE DESBRAVARAM ESSA TERRA MARAVILHOSA OU NÃO, APENAS SEI QUE NASCI NO LUGAR MAIS LINDO DO MUNDO E QUE O CANTO DESDE QUE ABRI MEUS OLHOS, COM ALMA E DEVOÇÃO, NÃO CREIO QUE UM DETALHE, FORA DO CORAÇÃO E DA CONSCIÊNCIA, SEJA CAPAZ DE AUMENTAR OU DIMINUIR UM HOMEM DA MINHA TERRA, É POR ISSO QUE ME ORGULHO DE SER GAÚCHO, FEITO TANTOS BEM DIFERENTES DE MIM.
VIVA O AMOR A TERRA! VIVA O RIO GRANDE DE FATO!
BAITA ABRAÇO!
ANGELO FRANCO
FOTOS: (ESQUERDA) ADAIR DE FREITAS, (DIREITA) RENATO BORGHETTI, AMBOS ESTEIOS DA MÚSICA E DO SENTIMENTO GAÚCHO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário